Conciliação de Contas
Conciliação de Contas
Eliminação de pendências contábeis, financeiras e operacionais
Há situações específicas que, em geral, são temporárias, afetando a rotina das empresas de qualquer porte. São pendências nas áreas tributária, financeira, operacional e contábil da maior importância e utilidade para as organizações.
O porquê das pendências
Toda empresa tem, teve ou terá pendências que podem surgir, entre outros, de fatores, como:
- Perda involuntária do quadro de pessoal;
- Mudança significativa da legislação;
- Exigência de auditores externos ou internos e de parceiros internacionais;
- Mudança de sistemas de informática, quando se descobre que o computador não pode fazer tudo, em especial durante as fases de implantação e atualização dos mesmos.
Pendências mais usuais
As principais pendências encontradas nas empresas entre os registros auxiliares e a contabilidade e/ou relatórios gerenciais são:
- Clientes e fornecedores;
- Impostos principalmente ICMS e IPI;
- Contas intercompanhias;
- Empréstimos;
- Salários e encargos;
- Ativo imobilizado;
- Custos e estoques.
Soluções Adotadas
Neste momento torna-se necessário abrir trabalhos paralelos ou complementares o que nem sempre é possível em função da falta de pessoal qualificado.
Na ocorrência de um aumento repentino no volume de trabalho, novos problemas podem surgir e, para sua solução, em geral são adotadas práticas como:
Utilização Recursos Internos
A utilização de mão de obra da própria empresa, além de não eliminar custos adicionais, pode acarretar desgastes dos profissionais pela necessidade de serem efetuados em horários extraordinários e/ou em conjunto com as rotinas do dia a dia.
Terceirização das rotinas
A terceirização dessas rotinas requer que os profissionais contratados tenham conhecimentos técnicos e perícia suficientes para tratar, na amplitude necessária, os problemas encontrados.
A boa escolha do terceiro traz a vantagem de que os mesmos ficam focados nos serviços e sob supervisão e responsabilidade de um profissional capacitado que seria o interlocutor com a administração.
Além da identificação das pendências, na elaboração de análises e reconciliações com sugestões de lançamentos de ajustes, nossos profissionais têm capacidade para identificar a origem dos problemas e, principalmente, sugerir eventuais mudanças de rotinas para eliminação das causas que permitam o surgimento sistemático das mesmas.